segunda-feira, 9 de março de 2009

Oito de Março




Sou feminista. A partir disso, diversos posicionamentos meus são assumidos. Ser feminista é uma premissa, é a única bandeira que levanto, é o principal ismo que defendo. Talvez só exista outro, o espiritismo.

Os dois ismos entraram em conflito dentro de mim na última semana. Motivo: aborto. Por princípio, enquanto mulher, defendo o aborto. Mas não praticaria. Só que inúmeras vezes quando fui ler antes de dormir, abri aleatoriamente o Evangelho Segundo o Espiritismo e fiz reflexões sobre impedir o cumprimento do curso de algo. Da vida. E agora, eutanásia? E agora, menina de nove anos? Talvez por isso, não fui a nenhuma passeata. O conflito é grande para que eu segure bandeira. Ainda preciso debater isso com minha orientadora espiritual. Assistente social e de esquerda.

Engraçado que a única pessoa que me fez frear a minha defesa ampla e aberta ao aborto foi um ex-namorado sem religião. Mas é porque ele sabia o quanto ser mãe é importante para mim. Foi direto no ponto fraco.

Já que não fui protestar (pensei muito no quanto ainda somos tímidas em relação a outros grupos, como os gays, por exemplo, queria uma parada das mulheres que mobilizasse tanto quanta do arco-íris), aproveitei promoções. Dei uma de mulherzinha consumista. Não sabia gastar, me culpava por gastar. Ainda me culpo, mas gasto.

Saio pro trabalho hoje, segunda-feira, orgulhosa do meu par de gladiadoras e da minha carteira roxa. Claro que coloquei saia. Batom rosa sem medo. Creme hidratante com protetor solar no rosto. Minhas rosas lindas em cima da cama. Lembranças divertidas do café com minha mãe e minha tia. É, delícias de ser mulher. E foi tão bonito sentir cólica nesses dias. Obrigada, natureza.

Obs.: Preciso muito escrever sobre os 50 anos da Barbie. Muitíssimo. E sobre minhas expectativas para o filme “Ele não está afim de você”.

2 comentários:

  1. Já diziam, todo feminismo acaba quando uma mulher tem que trocar o pneu do carro. É possível que isso não aconteça com você, já que você saltou de 300, não é verdade? UHauhuahuaha Abrs! Diogo

    ResponderExcluir
  2. hahahahahah
    olhe, meu par de gladiadoras faz sucesso, viu! ave, esparta!!

    ResponderExcluir